Vontade de ser mãe… De novo!

gravidez

Saudades do barrigão…

Eis que, já faz algum tempo, surgiu em mim uma vontade – de início tímida, agora mais descarada – de ser mãe novamente.

Aquela vontade que muitas mulheres conhecem… De carregar uma vidinha dentro de si, ver a barriga crescer, sentir o pequeno se mexer lá dentro, parir, segurar nos braços um bebê para chamar de “seu”…

Não é algo racional, consciente. É natural, instintivo. “Culpa” da mãe natureza!

Conversei com o meu marido a respeito. No começo, ele ficou tenso (como na primeira vez, na gravidez do Bernardo), mas depois curtiu a ideia. Então paramos com os “anti bebês”. Mas, por enquanto, não é o suficiente.

Isso porque a mãe natureza deve estar de brincadeira comigo… Vejam só… Se, por um lado, me deixou com vontade de ser mãe de novo, por outro, me deu um corpo que não coopera, pois, apesar de eu já ter um filho de 18 meses nos braços, ainda não voltei a menstruar/ovular. Por que? Depois de uma série de exames, a resposta é uma só: a amamentação.

Os médicos me disseram que a regra é a seguinte: a amamentação só impede uma nova gravidez se o bebê se alimenta exclusivamente do leite materno. Bernardo ficou no peito de forma exclusiva até os 6 meses.

Portanto, eu já deveria ser capaz de engravidar novamente desde então (há 1 ano), certo? Errado. Ocorre que alguns corpos são mais “sensíveis”, e os hormônios da amamentação – ainda que não exclusiva – inibem a ovulação. É o meu caso!

Bernardo já mama bem menos do que antes, foi diminuindo a quantidade de mamadas gradualmente, por conta própria. No entanto, principalmente quando está com sono, não dispensa o “tetê”. Para dificultar, não aceitou outro leite. Já tentei várias marcas (no copinho, porque aqui ninguém gosta de mamadeira), e ele cospe tudo.

Eu sempre defendi o desmame natural, tranquilo, aquele que acontece quando mãe e bebê estão prontos. Será que terei que rever conceitos e “dar uma forcinha” para o desmame? Ou devo esperar indefinidamente para ser mãe de novo? Até a hora do desmame natural?

Bernardo está com 18 meses. Será que precisarei esperar mais 18? Ou posso contar com a sorte de voltar a ovular enquanto amamento? Mas, se não voltei até agora, parece que não vai rolar o combo “amamentação + gravidez”, não é mesmo?

Ai, ai… Perguntas ainda sem respostas. Sugestões são bem vindas. Alguém já passou por situação semelhante? Help me!

De qualquer forma, anotem aí: Resolução para 2013 – Engravidar. E se juntem a mim na torcida! :)

Conversando com Bernardo: Filho, aproveite para curtir o seu reinado, enquanto ainda é filho único! Condição que, se depender da minha vontade, não vai continuar por muito tempo… rs!

About these ads

20 comentários sobre “Vontade de ser mãe… De novo!

  1. Paty, meu conselho… deixa fluir. Desencana, porque a gravidez ocorre e a criança vem quando tem que vir. Quando decidi ser mãe pela segunda vez, ovulava normalmente e deixei de evitar dois anos antes de engravidar, tinha que ser assim e foi muito bom, diria foi o melhor momento. O desmame será natural, o Be não sofre e seu segundo filhote vem quando Deus quiser…um beijo! =)

  2. Patricia, tá na hora de deixar o Bernardo crescer!!! Rs. Ele não é mais bebê, já é um meninão! Deve comer de tudo… Então a amamentação neste caso é mais um carinho e um momento especial com a mamãe do que qq outra coisa. Os médicos falam em desmame natural… Mas os bebês ficam tão acostumados com o “ato” que não querem parar. Mas é costume e não necessidade.
    Eu amamentei a Isabel até os 14 meses e acho q foi até demais. Ela já tava entrando naquela fase de querer mamar em horas e locais impróprios… Rs. E ela tb não era fã de leite e mamadeira, copinho, etc. Mas experimenta tirar o peito pra vc ver… Ele vai passar a amar o leite Ninho. Nessa fase do Bernardo a Isabel já tomava líquidos em copos normais, abertos, sem tampa. Se acha super gente grande por isso. Vc já tentou?
    E se prepara para talvez ter que tomar um Dostinex pra parar de produzir leite. Eu precisei. E depois que parei, demorou mais ou menos uns 4 meses para meus hormônios voltarem ao normal. Então se vc quer engravidar em 2013, melhor se apressar! Eu tb to pensando em encomendar outro baby, quem sabe ainda neste ano… Vamos ver se tenho coragem!!! Boa sorte na empreitada!!! Bjs.

  3. Bem eu não entendo muito sobre amamentação, afinal sou marinheira de primeira viagem, mas acho que com 18 meses e ele só pedindo o “tetê” a noite de repente seria melhor ir cortando as mamadas e ver como seu corpo reage!
    Essa vontade de ser mãe é devastadora mesmo, eu fiquei de janeiro a agosto do ano passado tentando engravidar e só consegui qdo desencanei ha! Lei de Murphy!

  4. Deixa fluir, mas desencana que ele já esta prontinho para não precisar dessa mamadeira -peito tão especial. Nós é que precisamos mais deste vínculo que eles, e te falo isso como mãe e pediatra.
    Também estou tentando ortro filhote desde agora, programação 2013, pois o meu já esta com 3 anos e só agora pintou a vontade e te digo super forte de ser mãe de novo.
    grande beijo

  5. Paty, que ótimo vc querer outro bebê! também já senti essa vontade, e quero outro, mas por enquanto acho cedo pra mim, o erich ainda demanda muita atenção.
    Eu menstruei depois dos 2 anos dele!
    acho que vc pode tentar o desmame gradual, mas acredito que logo seus hormonios voltam ao normal, sem precisar desmamar. Muitas mulheres engravidam amamentando. Apenas cuidado pra não ter muita ansiedade em torno do assunto porque isso sim atrasa tudo (aconteceu comigo!)
    Boa sorte e tuudo de bom Paty! beijão!

  6. Que delícia ser mãe outra vez! É tão bom quando surge essa vontade!
    Passei pelo mesmo que você, só que por um motivo menos nobre: queria desmamar porque queria viajar sozinha com o maridão. Precisávamos de uma segunda lua-de-mel, então, desmamei Isabela com 16 meses. Acho que senti mais falta do que ela! Mandei ela passar um final de semana na casa da avó e quando voltou, fizemos uma viagem de carro e aí foi um Deus nos acuda, porque ela estava acostumada a mamar pra dormir. Então, quando bateu sono…bebê chorando em alerta máximo! Quase desisti com ela ali chorando dentro do carro, procurando peito e eu sem poder sair de perto. Afff! Mas foi só aquele dia. Ela se acostumou mais rápido do que eu imaginava. O engraçado foi que alguns meses depois, eu ofereci o peito, só pra ver a reação dela. Ela olhou, pegou com a mão, aproximou a boca mas não encostou e começou a rir!
    Boa sorte pra vocês!
    Rosa
    http://www.passaportebaby.com

  7. Oi Paty! vim aqui retribuir a sua visita e ver o seu LINDO bernardo :) Sobre a amamentação não dá pra dar muito conselho, né? mas as mães sempre sabem qual é o certo a fazer!

    Ah, e que seu bebezinho chegue logo pra fazer companhia pro Bernardo! Já tô seguindo você e vou colocar seu blog lá na lista do meu blog ;D bjs!

  8. BOM DIA FLOR!!!
    ADOREI AS DICAS… QUERO SER MÃE DE NOVO!!
    MEU BEBE JÁ ESTÁ COM 4 ANINHOS E QUERO MUITO ENGRAVIDAR DE NOVO… MAS AINDA TO COM MEDO… A MINHA ROTINA É MEIO PUXADA… MTO TRABALHO, TENHO MEDO DE NÃO CONSEGUIR… ME AJUDEM… RSRS

    • Oi Kelen!
      Essa é uma decisão sua e de sua família. Vocês devem pesar os prós e os contras de uma segunda gravidez com calma. Sei bem como nosso instinto nos “empurra” para a maternidade, mas devemos ouvir também a razão :)
      Boa sorte!

Não seja tímido, deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s