Algumas dicas práticas para o dia da prova

Algumas dicas práticas para o dia da prova

Vai fazer sua prova ?. Que tal algumas dicas práticas para te ajudar nesse momento? Confira:

Confira o local de prova com antecedência

 

Não deixe para conhecer o local de prova somente no dia do concurso. Em vez disso, aproveite a véspera do concurso para conferir o melhor caminho, transporte público e locais de estacionamento perto do local de aplicação.

 

Chocolate para estimular a mente durante a prova

 

Além de gostoso, o chocolate tem substâncias estimulantes dos neurônios e do raciocínio, por isso podem ser uma ótima forma de dar uma ajuda extra ao cérebro durante a prova. Leve também uma garrafa de água, para evitar perda de tempo durante a prova

Verifique se o edital faz exigências específicas

 

Alguns editais fazem exigências específicas ao candidato, como a utilização apenas de canetas esferográficas pretas. Verifique o edital de seu concurso e chegue ao local de prova preparado!

Comece a prova pelos conteúdos que tem maior facilidade

 

Essa é uma estratégia que ajuda a otimizar seu tempo de prova. Ao começar pelos conteúdos mais fáceis, você deixa mais tempo de prova para as questões mais desafiadoras, além de evitar desesperos desnecessários.

Não deixe para preencher o gabarito nos últimos minutos de prova

 

Preencher o gabarito final é tarefa que exige muita atenção do candidato. Não deixe de forma alguma para fazer isso correndo, nos últimos minutos de prova. Esse tipo de estratégia pode ser extremamente prejudicial para seu desempenho, jogando fora todos os esforços até então. Separe ao menos meia hora do tempo de prova para conferir e preencher o gabarito

Deu branco

Faça como fazemos com o computador. E logico que você não vai conseguir dormir e acordar naquele momento de tensão, mas aproveite a variedade de assuntos que a prova tem e procure ir para um assunto diferente daquele em-que aconteceu o branco.

Encare este branco como algo normal, como se fosse uma engrenagem que esta precisando de um óleo para funcionar mais leve, sem ruídos, com menor atrito.

O óleo sera representado pela realização de outras questões que, aos poucos, vão carregar sua mente com mensagens positivas de que VOCÊ PODE. Naturalmente seus neurônios irão trabalhar com mais fluidez, lembrando de assuntos que estavam nebulosos quando a questão foi vista pela primeira vez.

Nossa mente, ao mesmo tempo em que e muito potente, também possui fragilidades. E uma delas e esta. Se forcarmos demais em um ponto que ela já acusou stress, pode ser que trave. Neste caso temos que ter jogo de cintura para contornar a situação.

Contornar a situação é mais do que uma força de expressão. Como já falamos, nossa mente trabalha por associação. Se um ponto não pode ser alcançado; na linha reta, vamos sorrateiramente contorná-lo com outras questões até que por caminhos vizinhos ao assunto, consigamos chegar à solução do problema.

Como você pode perceber, estudar para um concurso exige muito planejamento e organização por parte do candidato. É preciso ter em mente não apenas as melhores estratégias de estudo, mas também contar com boas ferramentas no dia a dia de preparação.

Muitos candidatos dão ênfase excessiva a aspectos como leituras e revisões, mas se esquecem de investir seu tempo em exercícios e simulados. Em conjunto, todos esses esforços podem gerar bons resultados para o candidato, como o emprego dos sonhos, ou aquela rotina de trabalho que ele sempre desejou.

 

 

Autor: concursosbr

Quer ajudar as pessoas com informações relevantes sobre concursos públicos, passando dicas de como passar em certames!.