Como planejar meus estudos para concurso público

Como planejar meus estudos para concurso público

Planejar os estudos requer disciplina e organização, além de uma estratégia que leve em consideração suas dificuldades para estudar
cada disciplina. Confira estas informações e dicas:

Avalie quanto tempo de estudo você tem disponível

O primeiro passo para planejar seus estudos é saber exatamente quanto tempo você tem disponível para isso durante sua semana. Não importa se são apenas algumas horas, ou vários dias da semana: é imprescindível que você faça um mapeamento de cada dia e hora em que pode se dedicar aos estudos.

Elabore um quadro de horário semanal

Depois de levantar horas e dias disponíveis, está na hora de elaborar um quadro semanal de estudos. Esse quadro deve conter o nome de cada disciplina que será estudada. Com o tempo e a prática, você também incluíra nesse quadro os pontos do edital de cada concurso, garantindo
assim que terá estudado todo o conteúdo antes da prova. Não se esqueça de incluir também sessões de exercícios e revisão!

Divida seu tempo entre leituras, exercícios e revisões de conteúdo

Por falar em exercícios e revisão de conteúdo, essas duas atividades são fundamentais para fixação das disciplinas que você estuda. Apenas ler a matéria não é garantia que você irá saber aplicá-la na prática. Por isso é importante arregaçar as mangas e fazer exercícios semanalmente das bancas de concursos que você pretende prestar.

 

Faça intervalos regulares de estudo

Programe-se para estudar em sessões determinadas de estudo, com tempo entre 50 e 55 minutos cada. Entre uma sessão e outra, faça um intervalo de 5 a 10 minutos para ir ao banheiro, tomar água, checar e-mail, etc. Ter a certeza desses intervalos garante que você não ficará distraído enquanto estuda. Além disso, descansar um pouco a mente entre uma sessão de estudos e outra aumenta sua concentração e garante melhores rendimentos nos estudos.

Author: concursosbr

Quer ajudar as pessoas com informações relevantes sobre concursos públicos, passando dicas de como passar em certames!.