Como se Preparar Emocionalmente para prova

Como se Preparar Emocionalmente para prova

Frequentemente, o pior inimigo de um candidato na hora da prova é o nervosismo. A falta de preparo emocional faz com que você esqueça as matérias estudadas, caia em pegadinhas da prova e até mesmo diminua seu rendimento. Pensando nisso, preparamos algumas dicas especialmente voltadas para que você se prepare emocionalmente para a prova. Veja:

Estude

A melhor maneira de estar emocionalmente preparado para uma prova é por meio do estudo. Ao ter consciência de que você estudou os pontos do edital e praticou exercícios à exaustão, fica mais fácil desenvolver a autoconfiança necessária para não duvidar de si mesmo e ter um bom desempenho na hora da prova

Treine por meios de simulados

 

Quanto mais parecidos forem seus simulados com o contexto de aplicação da prova, melhor. Para isso, separe o tempo específico requerido para a prova (4 horas, por exemplo), sem intervalos maiores do que a ida ao banheiro. Utilize provas passadas do concurso, ou mesmo provas recentes aplicadas pela mesma banca. Assim, será mais tranquilo enfrentar o dia da prova do concurso.

Tenha inspirações motivacionais

 

É importante que cada candidato tenha em mente exatamente o que te motiva a fazer o concurso. Segurança financeira? Estabilidade na carreira? Possibilidade de exercer a profissão dos sonhos? Procure associar uma imagem a todos esses motivos! Alguns estudantes até mesmo colam gravuras representativas desse sonho em seu local de estudo, como forma de se motivar nos momentos de maior tensão. E isso também vale para a hora da prova: basta fechar os olhos, imaginar aquele quadro e deixar o nervosismo passar.

Aprenda equilibrar estudos e lazer

 

Esse é um aprendizado que você deve desde quando começa a estudar para concursos. Claro que sua rotina vai mudar muito, e que provavelmente você diminuirá o ritmo das saídas e do lazer, no entanto, isso não significa que você deva eliminar de vez os momentos de descanso até passar no concurso. É importante que o candidato tenha lazer com os amigos, família e cônjuge.

Além disso, é importante dedicar tempo de descanso para assistir a filmes, séries e outros hobbies que eventualmente você tenha. Desde que com equilíbrio, manter essa rotina de estudos e lazer só vai ajudar seu desempenho.

Cuide do corpo: exercícios e meditação

Sim, o corpo também precisa de cuidados. Seja porque a rotina de estudos pode ser extremamente difícil para as costas e o pescoço do candidato, seja porque a mente também precisa de exercícios, você precisa ter uma rotina de cuidados com o corpo. Mantenha horários livres para ir à academia, ou fazer caminhadas leves. Se possível, utilize técnicas de meditação para exercitar e descansar também a mente (confira aqui algumas dicas sobre como praticar meditação).

Técnicas de respiração também podem te ajudar

Outra coisa que ajuda muito a controlar as emoções na hora da prova (e também durante os estudos) é a respiração. Uma técnica extremamente simples é a respiração em dois tempos. Basicamente, você inspira em um tempo, e expira em dois. Faça isso contando os segundos: inspire contando até três, expire contando até seis; ou inspire contando até cinco, expire contando até dez. Essa relação entre inspiração e expiração oxigena o corpo e a mente, ajudando você a relaxar.

Author: concursosbr

Quer ajudar as pessoas com informações relevantes sobre concursos públicos, passando dicas de como passar em certames!.