Como ter disciplina e estudar certo para concursos

Como ter disciplina e estudar certo para concursos

Conceito de disciplina

É o ato de obedecer a um objetivo que você traçou para sua vida, como por exemplo para passar no concurso é preciso estudar com planejamento.

Planejamento

No planejamento você pensa, na execução, você executa e para isso surtir efeito, por exemplo, quando chegar o início da semana, planeja o que vai estudar durante o período, anotando tudo, até que vai sair (tempo de transporte até o cursinho), depois disso você vai executar o planejamento.

Reforço positivo

Se planejou, cumpriu mais da metade do planejado, você se presenteia com alguma coisa que gosta, se não conseguiu cumprir, tira um tempo para estudar mais no domingo por exemplo como uma “punição”, por não ter cumprido o planejamento.

Disciplina mental

Afastar pensamentos que geram ansiedade, como: tenho que passar de qualquer maneira, meus pais estão esperando isso.

Estudar de 50 e 50 minutos

Queda de concentração

Cientificamente falando, cada pessoa funciona melhor do seu jeito, nesse artigo vamos trabalhar usando o estudo de 50 em 50 minutos, com 10 minutos de descanso, lembrando que outra pessoa pode render melhor estudando de 40 em 40 minutos, cabe a você observar qual é o seu tempo de estudo, que melhor proporciona a retenção do conteúdo na memória.

O que fazer nos intervalos e duração, levanta e se alonga e relaxa, não é para ir nas redes sociais e sim tomar água, descansar a visão olhando para o horizonte.Está fisiologicamente comprovado em estudos que a concentração e memorização começa a cair depois de 1 hora de estudo.

Se a matéria estiver acabando, continua?

Não tem problema esporadicamente isso ocorre, a regra é não fazer isso todo dia, isso também facilita na contabilização de horas estudadas, porque os 10 minutos de descanso entra na contagem.

Esse tempo é de 50 minutos sem desconcentrar levantando para comer, ir ao banheiro. O nosso cérebro ele trabalha com informações que você está compreendendo e informações que você está memorizando, as 2 caminham juntas. Para mais detalhes leia o livro  “Use sua mente!”.

Estudo Eficaz

È aquele que você compreende bem a matéria, lembra do que estudou, pega essa lembrança e sabe aplica na prova.

Author: concursosbr

Quer ajudar as pessoas com informações relevantes sobre concursos públicos, passando dicas de como passar em certames!.