Distribuição do tempo e das disciplinas no estudo

Uma grande dúvida de concurseiros é a distribuição do tempo e das disciplinas no calendário de estudos para concurso público. Como cobrir todas as matérias do edital, para conseguir fazer uma preparação uniforme, capaz de aumentar as chances da aprovação? Deve estudar simultaneamente diferentes módulos de uma mesma disciplina ou fazer um ciclo com várias matérias ao mesmo tempo?

A grande desvantagem de fazer um estudo modular para cobrir uma disciplina inteira e só depois passar para outra é que o aluno corre o risco de aprofundar-se apenas em uma matéria e não conseguir se dedicar suficientemente às demais que compõem a prova. Além disso, o estudo de apenas uma disciplina pode ser um tanto enfadonho e desanimador.

Para evitar isso, é recomendável estudar várias disciplinas ao mesmo tempo, para se ter uma evolução uniforme no aprendizado.

Um benefício do estudo simultâneo de diversas matérias é que o candidato pode intercalar disciplinas com perfis bem diferentes, como Direito Constitucional e Informática ou Direito Administrativo e Raciocínio Lógico, entre outras possibilidades. Dessa maneira, a pessoa estimula o cérebro a pensar e memorizar os conteúdos com maior facilidade, além de tornar o estudo mais dinâmico.

Quanto à distribuição da carga horária propriamente dita, é importante que você leve em conta o peso da disciplina na pontuação total do concurso. Por exemplo, se os pontos de Português correspondem a 15% da nota total da prova, e os de Informática a 5%, em tese, você deveria dar o triplo de tempo para

Português na sua preparação para concurso

É claro que você também pode dosar essa distribuição de tempo conforme a sua própria aptidão de aprendizado por disciplina. Se você tem facilidade para aprender Língua Portuguesa, mas tem dificuldades com Informática, poderia aumentar um pouco mais a carga horária desta última para compensar.

Lembre-se, contudo, de que o seu estudo para concurso deve ser equilibrado, para que você se prepare integralmente, e não somente para algumas matérias do edital.

Author: concursosbr

Quer ajudar as pessoas com informações relevantes sobre concursos públicos, passando dicas de como passar em certames!.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *