Estudo Intercalado Técnica de estudo para concurso

Estudo Intercalado Técnica de estudo para concurso

vai estudar quatorze matérias diferentes no mesmo dia? Absurdo.

A pergunta agora é: o que? Por exemplo, essas são as matérias que caem no meu concurso, caem pra mim onze disciplinas. Como é que eu vou distribui-la no meu estudo? O estudo intercalado vai dizer o seguinte, melhor do que pegar esse tempo todo e estudar uma só disciplina, será melhor estudar mais de uma no mesmo dia ou ao longo de um período, intercalando-as ao longo das horas de estudo.

Por exemplo, vou apreender, por imersão, Direito Constitucional, ou seja, vou passar duas semanas só vendo Direito Constitucional, vou amar essa matéria e pronto, eu aprendi.

A grande descoberta é que nós desenvolvemos um conhecimento maior e mais perene quando frequentemente e intercaladamente aprendemos essa informação ao longo do tempo.

Então, mais importante do que você ter quarenta horas de estudo em uma semana só de uma matéria, seria ao logo de uma semana, você ter oito horas de estudo sobre essa matéria.

No médio prazo, isso vai gerar mais resultados para você! Quando decidir utilizar essa técnica, cuidado para não incorrer em um erro comum que é querer fazer o estudo intercalado de todas as disciplinas.

Você pode cometer o erro de chegar a um extremo tão grande, que vai querer o quê? “Ah, tenho trinta e cinco horas para estudar, tenho doze matérias, quero

estudar as doze simultaneamente”. Bom, o que acontece com isso?

Considerando que além das doze disciplinas, ainda tem que reservar horas para testes, simulados e algum outro ponto que precisar encaixar nesse tempo, logo você estará com apenas cerca de duas horas e meia por semana para cada disciplina. Imagina só estudar Direito Constitucional por somente duas horas e meia por semana? Ainda fazendo as revisões de tudo. Você vai levar um ano para fechar essa matéria. Não faça isso!

Então, existe um limite considerado para cada pessoa, e cada pessoa tem o seu. Tivemos uma aluna que foi a primeira colocada no TSE, ela conseguiu estudar dez matérias simultaneamente por semana, nas sessenta horas que estudava. Eu consegui estudar cinco, no máximo seis. Você vai encontrar o seu ponto.

Basta pensar o seguinte: um extremo ruim é uma disciplina só, e passar a semana toda estudando somente ela. Intercaladamente isso vai ser muito mais útil. Portanto, se tem que estudar 10 disciplinas, deverá encontrar um meio termo, colocar cinco a seis disciplinas por semana, aí você mata logo essas.

Insere-as nas revisões e adicionando novas disciplinas a medida que finalizar uma isso até cobrir todas as disciplinas que precisará estudar nesse tempo

Author: concursosbr

Quer ajudar as pessoas com informações relevantes sobre concursos públicos, passando dicas de como passar em certames!.